Tem carro novo no hospital!

01/04/2012 16:47

Você está querendo trocar de carro? Tem preferência por importados, zero quilômetro? Então, o que está esperando? Vá agora mesmo ao Hospital Arthur Ramos! Lá você pode escolher o seu carro no estacionamento do hospital. Os carros novos estão ocupando perto de 1/4 do estacionamento, e o espaço reservado aos visitantes, ou parentes dos pacientes internados, sai por um valor que cabe no seu bolso, e é cobrado pela Well Park.

A informação acima bem que seria um excelente script de um programa de humor, como o saudoso TV pirata ou Casseta & Planeta, mas é pura verdade. Pois é, estacionar o carro para visitar um paciente no hospital Arthur Ramos virou, para a "empresa de saúde", um mero detalhe. O aluguel do espaço para a concessionária, esse, sim, é um empreendimento lucrativo.

A descrição do fenômeno pode ser relacionada com o título de um dos livros escritos pela personalidade que dá nome ao hospital. O médico psiquiatra Arthur Ramos, natural de Pilar, interior de Alagoas, escreveu um livro intitulado "Loucura e Crime" (Porto Alegre: Globo, 1937), que bem poderia ter como objeto de estudo a conduta sociopata de alguns representantes do poder econômico em nossa terra.

Caberia perguntar ao Ministério Público se o fato acima descrito está em sintonia com a Constituição Federal. Embora, em seu art. 199, o texto constitucional defina que "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada", também dispõe previamente sobre os princípios da ordem econômica em seu art 170, normas que devem ser avaliadas de forma sistemática:

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

III - função social da propriedade;